Configurando o sistema de comentários do Web Acappella (Função Blog)

Configurando o sistema de comentários do Web Acappella (Função Blog)

Muitos não sabem mas o Web Acappella dispõe de uma ferramenta muito interessante e funcional para quem deseja receber comentários em seu site desenvolvido no programa e acabam por utilizar recursos de terceiros para ter esta funcionalidade disponível aos visitantes.

Tendo isso em vista preparamos este tutorial para lhe auxliar. Vamos lá!

Nativamente esta funcionalidade do programa chama-se ”Função Blog” e funciona em áreas de texto, para ativá-la dê dois clique em cima do texto, após clique no 4° ícone (da esquerda para a direita) como na imagem abaixo:

 

Para ativar a função, marque a caixa ”Activar a função Blog”

Feito isso personalize o botão como desejar e feche a janela de Propriedades do texto.

 

Para que o seu sistema de comentários funcione será necessário que o seu servidor de hospedagem tenha suporte a banco de dados para que o mesmo possa se comunicar e armazenar os a informações enviadas pelos seus visitantes. Neste exemplo vamos mostrar como criar um banco de dados em servidores que possuem cPanel (se o seu não possui cPanel  e tenha dúvidas de como criar banco de dados entre em contato com o seu provedor em seu servidor de hospedagem). Se possível anote todos os dados desta etapa em um bloco de notas, pois você irá utilizá-los na próxima etapa.

Acesse o seu cPanel  (ex.seusite.com.br/cpanel) e vá até o quadro ”Banco de Dados” após clique em Banco de Dados MySQL®

 

Em Criar Novo Banco de Dados insira o nome do banco e clique em ”Criar Banco de Dados”

Agora vamos criar um usuário para o seu Banco de Dados. Logo abaixo vá até Usuários MySQL preencha os campos corretamente e clique em ”Criar Usuário”

Agora vamos adicionar o Usuário ao Banco de Dados. Na opção ”Adicionar o Usuário ao Banco de Dados” selecione o  usuário e o banco de dados que você acabou de criar e clique em ”Adicionar”.

Após você será direcionado(a) a página de Manutenção da Conta MySQL, marque a caixa ”TODOS OS PRIVILÉGIOS” e clique em ”Fazer Alterações”

 

Chegou a hora de configurar o banco de dados recém criado no seu Web Acappella. No menu vá até Ficheiros > Parâmetros de Publicação (Se você ainda não configurou os parâmetros de publicação do seu web acappella e confira aqui como configurá-lo). Na janela Web space properties clique a aba ”Base da dados” e preencha os campos  com os os respectivos dados:

 

Host SQL: seusite.com.br Port: 2082 (normalmente 2082 para utilizadores do cPanel)

Base da dados SQL: Banco de Dados que você criou na etapa anterior

Login SQL: Usuário do Banco de Dados que você criou na etapa anterior

Palavra passe SQL: Senha do Banco de Dados que você criou na etapa anterior

 

Após ter preenchido todos os campos acima corretamente clique em ”Ok” e publique o seu site normalmente.

 

Pronto! O seu site já pode receber comentários.

Dúvidas? Faça sua(s) pergunta(s)  abaixo.

 

 

 

 


Comments

  1. não funcionou comigo.

  2. Muito legal a dica, Valeuuu !

  3. Sônia Maria Borba : agosto 5, 2012 at 4:17 pm

    Estou montando uma biblioteca no web acapella 4 e preciso ter uma área de login e senha. A pessoa tem que se cadastrar e então recebe um login e uma senha para pesquisar nos livros, mas não encontrei em nenhum lugar como fazer. Você pode me ajudar?

  4. normalmente um blog tudo que postamos fica no topo e assim em por diante, e cada postagem mais nova impurra antiga para baixo no webacappela tem como fazer isso???

    a mais um pergunta parece que voces hospeda site isso ne??? voce tambem criam site
    queria um igual aquele que rafael tem de vender templates

  5. mais um pergunta esse sistema fuciona no webacappela 4
    onde coloca o nome do site precisa colocar
    www. antes do nome do site???

  6. mais esse tutorial a caixa de blog do webacappela so tem no 3
    no web acappella 4 não tem se tem num achei onde fica

    • Sim o web acappella 4 possui esta função, mas ao invés de estar em uma área de texto a funcionalidade está incluída em ”Propriedades do botão” basta inserir um botão > clicar no terceiro ícone > e clicar em Link to blog.

  7. Boa Tarde !
    Quando abro a configuração de texto não me habilita a opcao para o blog, o meu so contem 3 opcoes :
    1 – propriedade gerais do texto
    2 – Fundo
    3 – propriedades geometricas
    minha versao e a 4.3.18

  8. Já tenho um site em funcionamento, porem ele é de noticias da região e gostaria de colocar um botão para comentários dos leitores, para cada matéria como posso fazer isso??

  9. como faço para o comentario ficar aparecendo como este

  10. no meu web acappela não possui esta opção… sabe se este recurso foi removido nas versões mais atuais?!

    ps.: a minha versão é a 4.4.8

  11. Fiz todos os passos com bco de dados… publiquei…. mas os comentários dos amigos não aparece no meu site… tenho q criar algo a mais? Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *