DNS e Propagação, entenda como funciona

DNS e Propagação, entenda como funciona

DNS e Propagação, entenda como funciona

[checklist]

  • DNS

[/checklist]

DNS (Domain Name System) traduzindo, Sistema de Nomes de Domínios é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico que armazena e divulga a relação entre endereço IPs e domínios.

Quando você digita o endereço de um site em seu navegador ele automaticamente faz uma requisição ao servidor DNS, o servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para respectivos nomes, permitindo a localização de hosts em um determinado domínio. Permitindo assim esta estrutura  utilizar nomes de domínios ao invés de IPs.

 

[checklist]

  • Propagação de DNS

[/checklist]

Assim que o DNS de um domínio é alterado é muito comum por um determinado período o domínio ser direcionado ao servidor antigo. Isso ocorre porque o cache utilizado pelos servidores de DNS não é atualizado no mesmo momento em que é feita as alterações  no domínio. Neste caso é necessário aguardar o período de propagação que  normalmente completa em um período entre 24h e 48h.

 

Como saber se o meu domínio já propagou?

Existem algumas ferramentas úteis para esta verificação, estas fazem a verificação dos servidores DNS associados ao domínio em diversas localidades do mundo.

 

Confira algumas ferramentas úteis para verificação:

 

What’s My DNS? –  Permite que você faça uma pesquisa  para verificar seu atual endereço IP e informações de DNS.  Possui uma seleção de servidores em todo o mundo,  ao fim exibe uma lista atualizada mostrando em quais locais o seu domínio já está propagado.  Site – www.whatsmydns.net

 

intoDNS – Permite que você faça uma pesquisa referente ao seu domínio, após submeter o seu domínio no campo ele exibe uma lista detalhada com endereço de IP  do servidor e seus respectivos DNS. Além disso ele fornece sugestões para corrigir possíveis erros. Site – www.intodns.com

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *