Recuperar senha de administrador WordPress

Recuperar senha de administrador WordPress

Olá pessoal,

WordPress se tornou a plataforma mais popular e se tornou um excelente recurso para construção de sites e blogs consequentemente aumentaram o número de ataques ao sistema. A ideia de um ataque em massa normalmente é baseado em tentar forçar a senha do usuário “admin”. Além disso, é bem provável que você que administre diversos sites ou que utilizou uma senha forte bastante incomum acabe esquecendo seus dados de acesso ao WordPress.

Tendo em vista estas situações, mostraremos neste artigo quatro maneiras diferentes de como recuperar sua senha de administrador do WordPress.

Veja qual delas atende melhor à sua necessidade:

1. Recuperando a senha por meio do link “Perdeu a senha?”

 

Na melhor das circunstâncias, a única que coisa que você precisará fazer é clicar no botão “Perdeu a senha?” e logo em seguida, digitar seu endereço de e-mail cadastrado em sua conta de administrador WordPress. Na tela seguinte, clique em “Obter nova senha” e uma mensagem com o link para redefinição da senha será enviada para o seu endereço de e-mail.

 

2. Recuperando a senha sem ter acesso ao e-mail do administrador WordPress

E agora, se você não recorda ou então, não tem mais acesso ao e-mail cadastrado no WordPress? Obviamente, neste caso, de nada adiantará tentar a opção anterior, visto que por padrão o WordPress envia a recuperação de senha do administrador apenas por e-mail. Entretanto como alternativa, você pode realizar a alteração da sua senha via FTP.

Primeiramente acesse o seu servidor via FTP e navegue até o diretório de instalação do seu site WordPress.

Em seguida, navegue até o diretório do tema ativo, provavelmente localizado em “/wp_content/themes/seutema” e faça o download do arquivo “functions.php” (por padrão todo tema WordPress possui esse arquivo).

Utilize um editor de textos para editar o arquivo

Iremos utilizar a função “wp_set_password(‘string’, uid)”, que é uma função usada para definir o “string” como senha de acesso para o usuário cujo ID de usuário é “uid”.

Na linha seguinte da tag de abertura do PHP insira o seguinte código:

1
2
3
4
5
wp_set_password ('suanovasenha', 1);

Seguindo o exemplo acima, substitua “suanovasenha” pela senha que deseja atribuir ao usuário “admin”. Depois de editar o arquivo, envie-o via FTP para pasta do seu tema.

Agora, acesse a página de login do WordPress normalmente (“seusite.com.br/wp-admin.php“), digite seus dados de acesso com a nova senha definida anteriormente.

Você será redirecionado ao painel do WordPress. Importamte! Antes de redefinir a senha é preciso remover a função inserida no arquivo functions.php.

 

3. Recuperar a senha pelo phpMyAdmin

Uma vez conectado ao serviço, selecione o banco de dados que está sendo usado pela instalação do seu WordPress (se você é cliente 77 Host e não sabe como acessar este recurso envie-nos um ticket através de sua conta em nossa Central do Cliente)

Você deve encontrar a tabela chamada “wp-users”. É nesta tabela que encontraremos as entradas a serem editadas para alterar as senhas dos usuários, incluindo o administrador WordPress.


Normalmente, o usuário “admin” é o primeiro da lista com id=1. Selecione essa linha e clique em editar.

Procure pela linha chamada “user_pass”. Aqui, na coluna “Funções”, selecione MD5,  feito isso vá até o campo ”Valor” e digite uma nova senha para o usuário e posteriormente clique em “Executar”.

Aconselhamos também que você aproveite para editar o campo valor da linha “user_login”, evitando as chances de uma invasão pelo mesmo motivo.

 

4. Como recuperar a senha com o seu site WordPress já comprometido

Por fim chegamos ao pior cenário que um administrador de site em WordPress pode ter que enfrentar, nestee caso já é bem provável que você tenha sido vítima de um arquivo de instalação ou algum cookie malicioso.

Infelizmente, quem se sai melhor nessas circunstâncias são exatamente aqueles que mantém as boas práticas de backup e, portanto, correm menos risco de grandes prejuízos com a perda de dados.

Ainda assim, você pode recorrer a tentativas de recuperar seu acesso ao e-mail cadastrado. Aqui cabe uma dica: procure sempre utilizar e-mails de domínio próprio (e não Outlook, Gmail, Yahoo, etc.), pois caso haja algum contratempo você poderá contar com o apoio da sua empresa de hospedagem para, quem sabe, conseguir reaver suas contas de e-mail comprometidas.

 

 

Gostou? Curta e compartilhe!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *